ESPELHO RETROVISOR – EQUIPAMENTO DE SEGURANÇA


Mesmo sabendo que existem algumas informações divergentes, o respectivo equipamento é diretamente ligado e sua origem creditada ao piloto Ray Harroun no ano de 1911 na primeira edição das 500 milhas de Indianápolis.

Nascimento12 de janeiro de 1879, Spartansburg, Pensilvânia, EUA

Falecimento19 de janeiro de 1968, Anderson, Indiana, EUA

Entretanto, Elmer Berger foi considerado o inventor do acessório pois foi o primeiro em incorporá-lo à lataria de um carro, tornando-o equipamento permanente do veículo.

Nascimento27 de maio de 1908, Cleveland, Ohio, EUA
Falecimento5 de outubro de 1996, Sarasota, Flórida, EUA

Inicialmente  no interior, mas posteriormente foi adotado do lado esquerdo em países onde a condução se faz até hoje nesta posição e do lado direito em países de condução ou fabricação Inglesa, no caso lado direito,  para um maior controle do tráfego traseiro e lateral, sendo o do lado direito um item um tanto raro décadas atrás nos modelos mais básicos. No Brasil, essa tendência não foi diferente. Lembram do Fusca “pé de boi” (1965-1968) e do Chevette Junior vendido até o ano de 1992?

No Japão havia uma exigência legal de que os carros tivessem os retrovisores externos afixados nos extremos dos para-lamas dianteiros. Mesmo sendo uma solução bem estranha aos olhos ocidentais, tal medida proporcionava um campo de visão maior ao motorista; evitava que o mesmo desviasse o olhar para os lados a fim de monitorar o tráfego e facilitava o deslocamento no trânsito de Tóquio tendo em vista as suas estreitas ruas. Embora ainda tenha a preferência de alguns taxistas nipônicos, essa obrigação foi abolida no ano de 1983 facilitando assim a padronização para os veículos japoneses fabricados para exportação.

                         

Com a constatação de sua utilidade e à necessidade de ser aprimorado e aperfeiçoado, novos estudos continuaram a serem realizados com objetivo de melhorar sua eficiência e qualidade, evoluindo para as hastes de regulagem no retrovisor interno que direciona para outra área o facho de luz do veículo que vem atrás.

 

Nossa dica tem como objetivo, um pouco da história de como as coisas acontecem e evoluem, bem como a apresentação de recursos que muitas vezes por serem algo para alguns sem importância, deixam de ser apresentados a outros que podem fazer uso para melhor condução do veículo.

Gratos pela sua visita!

 

 

 


Nenhum comentário



Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Blue Captcha Image
Atualizar

*

Quem Somos

Somos um grupo, preocupados com a disseminação das melhores informações que possam vir a contribuir no seu cotidiano, bem como auxiliar na resolução de dúvidas e ou problemas que possam surgir em assuntos diversos, e ainda suprir a ânsia pelo conhecimento!

Leia Mais