Energia, trocar para economizar!


A energia elétrica é um dos recursos mais importantes que usamos em nossa casa, contudo seu uso de ser racional, a economia de energia é uma das obrigações dos consumidores e item que deve fazer parte do cotidiano de todas as pessoas. Usar materiais corretos e eletroeletrônicos que consomem menos energia é uma prática bastante saudável.

As lâmpadas, por exemplo, são itens importantes nesta análise, pois elas são usadas durante um período longo do dia, digo, da noite e podem consumir bastante energia elétrica, principalmente quando usamos muitas lâmpadas e por um período muito longo. Existem basicamente três tipos de lâmpadas que são as incandescentes, fluorescente e mais recentemente surgiram as lâmpadas de led. Veremos abaixo cada uma delas que a diferença existente entre elas.

Lâmpada incandescente

Lâmpada incandescente energia elétrica

São os modelos mais antigos e comuns, tem como vantagem o baixo custo e a emissão de muita luz, mas pesa contra o alto consumo de energia, visto que boa parte da energia que chega até ela é convertida em calor. Talvez por esse motivo sua vida útil também é baixa. Este tipo de lâmpada deverá desaparecer nos próximos anos.

Lâmpada fluorescente

lâmpada fluorescente economia de energia

Lâmpada fluorescente tornou o padrão para muitas pessoas, pois ela consome menos energia que a incandescente, mas ainda assim tem um consumo considerável. Ela emite uma luz branca e forte e pode ser usada em todos os ambientes. Um detalhe importante é que este tipo de lâmpada usa mercúrio e portanto não pode ser descartada de qualquer maneira, pois provoca danos ao meio ambiente.

Lâmpada de LED

As lâmpadas de LED são as mais modernas e consideradas as do futuro. Sua tecnologia moderna permite um baixíssimo consumo de energia que a tornam muito atraente. Como desvantagens temos ainda o seu altíssimo custo e a baixa luminosidade, a menos que seja usada a super led.

Veja abaixo um vídeo da Universidade Federal de Lavras, onde o professor do departamento de ciências exatas da universidade explica as diferenças, vantagens e desvantagens de cada uma dela.

A substituição das lâmpadas tradicionais pela iluminação LED é uma forte tendência, pois esta oferece vantagens principalmente em termos de durabilidade e economia. Tanto que, após perceber que há uma redução real nos custos com energia, muitas empresas começaram a optar pela iluminação LED. No México e na Itália, por exemplo, o LED vem sendo utilizado na iluminação pública desde 2010.

Consumo de energia e eficiência

A energia consumida pelo LED é revertida em iluminação e não em calor, consequentemente não desperdiça energia.

  • Lâmpada incandescente 60 W = luminária LED de 4,5 W com economia de 55,5 W/hora.
  • Lâmpada fluorescente tubular de 40 W = luminária LED de 18 W com economia de 22 W/hora.
  • Lâmpada dicroica 50 W = luminária LED de 6 W com economia de 44 W/hora.

Reposição das lâmpadas

O LED pode chegar a mais de 50.000 horas de vida útil, enquanto que:

  • Incandescente = 1.000 horas
  • Fluorescente Compacta = 6.000 horas
  • Fluorescente Tubular = 7.000 horas
  • Halógena = 3.000 horas

Em termos de durabilidade 1 LED = 50 lâmpadas incandescentes ou 8 lâmpadas compactas fluorescentes ou  16 lâmpadas halógenas.

Exposição de produtos

A iluminação LED não emite radiação IV/UV, o que evita danos à pele, plantas e também objetos ou produtos expostos como roupas, calçados, móveis, decorações e obras de arte.

Descarte

Como o LED não possui em sua composição metais pesados como chumbo e mercúrio, não há necessidade de um descarte especial como as lâmpadas fluorescentes.

Fonte: www.santarita.com.br

           www.casadicas.com.br


Nenhum comentário



Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Blue Captcha Image
Atualizar

*

Quem Somos

Somos um grupo, preocupados com a disseminação das melhores informações que possam vir a contribuir no seu cotidiano, bem como auxiliar na resolução de dúvidas e ou problemas que possam surgir em assuntos diversos, e ainda suprir a ânsia pelo conhecimento!

Leia Mais